Perfis e Tubos de aço: presentes sempre na vida do serralheiro
Os perfis metálicos ajudam a aliviar o peso sobre a fundação, permitindo que a obra seja feita com rapidez e precisão. Além da construção civil, o setor automobilístico, a agroindústria e empresas de equipamentos de transporte também utilizam os materiais metálicos.
De maneira geral, eles são produzidos através de processos feitos com laminação quente, solda ou dobragem. Suas estruturas são mais firmes do que as de outros elementos, como madeira ou concreto.
Os tubos também são indispensáveis na vida do serralheiro. E qual a diferença entre eles? Qual o papel de cada um na estruturação de um projeto? Continue a leitura e confira todas as respostas!
O que são perfis e tubos de aço
Os perfis estruturais são tipos de ferramentas, equipamentos e utensílios utilizados na correção e na armação de estruturas metálicas, como corrimãos, portas, cadeiras, cercas e janelas.
A resistência e a robustez dos perfis formam materiais responsáveis pela estabilidade das construções. De estruturas para implementar telhas de aço até a finalização de grandes edificações, eles têm a função básica de conferir resistência à parte estrutural do projeto, servindo como bases sólidas ou como terças de apoio.
Para dar conta de toda a parte acessória da obra, foram criados diferentes tipos de perfis. Apesar de todos serem feitos de peças metálicas constituídas de aço, eles possuem formatos e características diferentes, conforme mostraremos no tópico seguinte. Mas, antes, precisamos falar sobre os tubos de aço.
Os tubos de aço, inicialmente, eram usados apenas como uma alternativa mais forte e flexível aos materiais de ferro. Entretanto, com o passar dos anos, os serralheiros passaram a perceber outras vantagens.
Em sistemas de extintores de incêndio, tubulações de água e de gases inflamáveis, o tubo de aço oco passou a ter um custo relativamente baixo, levando em consideração sua alta resistência.
Por serem naturalmente fortes, os materiais feitos de aço possuem grande durabilidade, com capacidade para resistir a altas pressões de calor, à corrosão e à exposição a gases e água. O fato de serem ocos faz com que eles sejam mais leves, se comparado a outros elementos.
Quais são os tipos de perfis?
Os modelos de perfil de aço conferem leveza e resistência aos projetos, e é por isso que todo serralheiro procura oferecer uma grande variedade de perfis metálicos para os clientes, como os que vamos mostrar agora:
- Perfil em “H”: pilares, marquesas e vigas precisam de um perfil para suportar o peso e para reforçar as estruturas, e o formato H cumpre bem esse papel. Suas duas abas são capazes de dar sustentação para materiais maciços;
- Perfil em “I”: confeccionadas com carbono laminado, as abas mais estreitas do perfil em I podem ser aplicadas em casa, edifícios, viadutos, prédios e em setores da indústria automobilística e da agricultura;
- Perfil em “L”: usadas para segurar, arrematar, servir de apoio ou de ligação para dois elementos, as famosas cantoneiras têm grande resistência. Elas são muito utilizadas em indústrias e em torres de transmissão;
- Perfil em “T”: com centro de gravidade estável na peça, ele confere uma excelente resistência para forros e acabamentos. Geralmente, ele é um corte dos perfis em “I” ou “H”, e seu uso é mais direcionado para a base de maquinários pesados;
- Perfil “U” Dobrado de Chapa: o chamado perfil UDC é apresentado em modelos simples e enrijecidos, como mostraremos nos dois itens a seguir;
- Perfil em “U” simples: considerado um dos perfis mais versáteis, ele possui alta inércia. Por ter grande capacidade de resistência, ele pode ser utilizado em escadas, colunas, vigas de acabamento e até mesmo em equipamentos de transporte;
- Perfil em “U” enrijecido: apesar de ter o mesmo peso que o perfil U simples, suas placas de aço laminado apresentam dobras internas nas partes abertas e, com isso, o U enrijecido apresenta maior resistência. Ideal para grandes obras, ele reduz até um terço do peso da estrutura, em relação a outros materiais;
- Perfil em “W”: por ter materiais de alta resistência, o perfil em W é muito aplicado em diversos ramos da agroindústria e da construção civil, como o de estruturas metálicas, pontes, equipamentos ferroviários, estaqueamento e fundações
- Perfil em “Z”: muito vantajoso para setores de manufatura, transporte e construção civil, o perfil em Z, produzido através de iluminação, apresenta alta qualidade e muita precisão dimensional.
Como podemos perceber, os perfis estruturais metálicos podem ter diversos meios de utilização, dependendo do seu formato. Além da versatilidade, eles também têm a vantagem de possibilitar a redução da produção de detritos e de diminuir o tempo necessário para a finalização da obra.
Fale com nossos mestres e confira nossos produtos para construção civil e indústria.
Quais são os tipos de tubos de aço?
Os tubos estruturais de aço são muito usados em construções de grande porte, como galpões, passarelas, aeroportos, pontes, centros comerciais, estádios de futebol, edificações residenciais e até mesmo plataformas de petróleo.
Para que elas tenham uma variação de opções que permita diferentes formas, os fabricantes costumam comprar bobinas de material laminado para fabricar os tubos estruturais em diferentes formatos. Os tipos mais comuns são:
Tubos Industriais Redondos
Os tubos redondos, feitos com aço carbono, passam por um processo de solda por resistência elétrica de alta frequência. Eles são usados na arquitetura, na construção civil e em estruturas metálicas do dia a dia, como corrimões e equipamentos de academia.
Tubos Redondos de Condução
Com o maior número de variações, os tubos redondos de condução podem ser fabricados em diferentes tamanhos, larguras, espessuras e bitolas, com ou sem solda longitudinal, com ou sem costura e com perfis galvanizados ou pretos.
A maleabilidade do material faz com que ele possa ser exposto a grandes curvaturas. Seu modelo especial, chamado Schedule, é indicado para o transporte de fluidos, vapores e gases, especialmente para hospitais e indústrias navais.
Tubos Quadrados
O tubo de aço quadrado, também conhecido como tubo Metalon, pode ser fabricado com ou sem costura, dependendo de onde ele será colocado. Esses tubos costumam ser empresas em áreas que precisam de alta resistência a forças mecânicas, como indústrias de fundações e de máquinas.
Essa firmeza é possibilitada pela alta concentração de carbono em sua composição. Em relação ao acabamento, ele pode ser um tubo preto ou galvanizado.
Tubos Retangulares
Com forma geométrica retangular, este tubo serve como viga e coluna de sustentação em projetos de estruturas metálicas. Ele pode, também, ser usado em maquinários e equipamentos que exigem grande durabilidade. Os melhores perfis e tubos de aço você encontra no Mestre Aço! Faça o seu orçamento e garanta a qualidade dos materiais na sua construção.