Usinas de aço no Brasil: conheça as principais e o que elas produzem no dia a dia
As usinas de aço no Brasil têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico e tecnológico do país. A produção do material impulsiona a confecção de itens de setores como o de automóveis, eletrônicos, energia e principalmente construção civil.
Apesar de serem empresas muito importantes, a maioria das pessoas não conhece os trabalhos desenvolvidos pelas grandes produtoras de aço, e é sobre elas que vamos falar neste conteúdo. Leia a seguir.
A produção brasileira de aço
As usinas de ferro e aço no Brasil estão distribuídas entre 10 Estados diferentes, com grande domínio da região sudeste, que produz cerca de 92% do aço nacional.
O setor é representado pelo Instituto Aço Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que busca promover a sustentabilidade e a competitividade desse ramo da indústria no país, através de ações baseadas em pilares ambientais, econômicos e sociais.
Atualmente, 31 usinas e 12 grupos empresariais atuam no Brasil e fazem parte da configuração do Instituto, que realiza pesquisas relacionadas às tendências de mercado, equipamentos, tecnologias, matérias-primas-energia e novas aplicações do aço.
Além de coletar e analisar os dados, eles também divulgam estatísticas do setor, coordenam as normas de produtos siderúrgicos e desenvolvem programas e políticas de apoio à indústria.
Segundo relatório do Instituto Aço Brasil, a capacidade de produção chega a 50,3 milhões de toneladas de aço bruto por ano, garantindo a manutenção da sociedade moderna e o processo de desenvolvimento industrial.
Fale com nossos mestres e conheça nossos produtos para construção civil e indústria.
Quais são as principais usinas de aço do Brasil?
Ao todo, o país conta com mais de 30 usinas, cada uma desempenhando um papel diferente diante do cenário nacional. Abaixo uma tabela da produção de capacidade de produção de aço bruto por Região/UF/Usina e também e para as maiores uma descrição completa. Adicionalmente, separamos uma lista com as usinas de aço mais importantes do Brasil e seus respectivos serviços e produtos.
AVB – Aço Verde do Brasil
A Aço Verde do Brasil (AVB) atua na cidade de Açailândia, Maranhão, desde 1990. Com uma logística favorável de matérias-primas, rodovias, portos, ferrovia e eletricidade, ela atingiu uma capacidade de produzir 1 milhão de toneladas de ferro gusa por ano.
Em relação a esse material, a AVB criou o conceito do “aço verde”, 100% produzido com energia renovável. Além do ferro gusa, são comercializados Fio Máquina, vergalhões CA-50 e CA-60, energia, gases do ar e tarugo.
A pauta ambiental da empresa do Grupo Ferroeste é sustentada pelo investimento maciço no setor florestal e pela ideia zero carbon footprint. Essa filosofia busca assegurar que as operações sejam feitas sem o uso de combustíveis fósseis, evitando a emissão de CO2 na natureza.
Os gases dos alto-fornos são utilizados no reaquecimento da laminação. Após a construção da planta de geração de energia elétrica da AVB, esse sistema pode gerar, sozinho, até 50% da energia consumida pela usina.
A água também é reaproveitada. A empresa possui três estações de água, e 95% dela é direcionada ao consumidor industrial depois de tratada.
USIMINAS
A Usiminas (Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S.A) é uma empresa do setor siderúrgico, líder na produção e comercialização de aços planos. Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, em área que viria posteriormente a ser o município de Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais.
O Sistema Usiminas é considerado o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A empresa está presente em seis estados e 13 cidades brasileiras, além de estar presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital.
Ao todo, a empresa dispõe de cinco catálogos de produtos: Galvanizados por Imersão a Quente (HDG), Eletrogalvanizados, Laminados a Frio, Tiras a Quente e Chapas Grossas.
Em 2021, a Usiminas ultrapassou a marca de 9 milhões de toneladas de produção de minério de ferro.
ArcelorMittal
O Grupo ArcelorMittal está presente em 160 países, e um deles é o Brasil. Considerada líder mundial na produção de aço e uma das maiores em mineração, a empresa opera no nosso país com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas de aço e 7 milhões de toneladas de minério de ferro bruto por ano.
Além da fabricação de aços longos e planos de alta qualidade para indústrias de automóveis, construção civil, eletrodomésticos e embalagens, ela atua na geração de energia, no desenvolvimento de tecnologia da informação e na produção de biorredutores renovável.
Para implementar os valores relacionados à sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança, a ArcelorMittal tem um pensamento estratégico baseado na economia circular, que permite o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico.
Aperam
A Aperam, presente em mais de 40 países, atua em três tipos de segmento: Aços Inoxidáveis e Elétricos; Serviços e Soluções; Ligados e Especiais. Somando as seis unidades produtivas em funcionamento na Bélgica, na França e no Brasil, ela apresenta capacidade anual de 2,5 milhões de toneladas de aços.
Mas seu principal diferencial é a produção de aços de alto valor. A Aperam é a única siderúrgica do mundo capaz de produzir aços inoxidáveis e especiais a partir de biomassa de baixo custo, através de carvão vegetal retirado legalmente das florestas de eucalipto.
Por ano, são destinados ao mercado quase 1,8 milhões de toneladas de aços especiais, com pegada de carbono média de 0,48 toneladas de CO2 por tonelada de placas – o menor índice do mundo no ranking entre as empresas produtoras de aço oxidável.
CSN – Companhia Siderúrgica Nacional
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi fundada em 9 de abril de 1941, após a assinatura do decreto do então presidente Getúlio Vargas para a criação da empresa – que, até hoje, desempenha um papel importante na indústria do aço no Brasil.
Ela possui unidades em Araucária, no Paraná, e em Porto Real e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, sendo essa última capaz de produzir 5,6 milhões de toneladas anualmente. Fora do país, a empresa possui unidades em Portugal e na Alemanha.
Uma das particularidades mais interessantes da CSN é que ela atua em todas as fases de produção do aço, desde a extração do minério de ferro, passando por sua produção, até chegar na comercialização de produtos siderúrgicos.
Dentre os produtos e serviços disponibilizados pela Companhia estão aços planos, aços longos, distribuição e solução em aço, serviços de corte de aço, cimentos, embalagens de aço, minério de ferro e energia.
Grupo Gerdau
Fundada há mais de 120 anos, no Rio Grande do Sul, a Gerdau se tornou uma das referências mais importantes quando o assunto é usina de aço no Brasil, com capacidade de operação para mais de 9 milhões de toneladas. Presente em 9 países, ela possui 32 unidades produtoras de aço e 2 minas de minério de ferro.
A empresa, que começou seus trabalhos como produtora de pregos, investiu em inovação e sustentabilidade para que seus produtos pudessem ser destinados a diversos setores, como indústria automotiva, de construção civil, de energia e de maquinários.
De acordo com o Relatório Anual Gerdau 2020, o grupo mantém 250 mil hectares de base florestal, entre plantios de eucalipto e áreas de preservação.
O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis fez com que a Gerdau se tornasse a empresa que mais recicla sucata ferrosa da América Latina. Anualmente, ela transforma 11 milhões de toneladas de sucata em aço nas operações mantidas nos países onde está instalada.
Depois de conhecer as usinas de aço no Brasil, é hora de testar os materiais provenientes dessa fabricação nacional. Compre na Mestre Aço e garanta a qualidade dos produtos.