Tipos de treliça: conheça aplicações e indicações
Neste artigo, iremos explorar os principais tipos de treliça.
Continue a leitura e confira as principais informações sobre o assunto:
- O que é treliça?
- Para que serve uma treliça?
- Conte com a Mestre Aço para a compra de soluções!
O que é treliça?
A treliça é uma estrutura com moldagem baseada em triângulos normalmente fabricada com aço para construção civil e usada na estruturação de pontes, sustentação de lajes pré-moldadas e mais.
As treliças mais comuns da atualidade são feitas com aço nervurado CA60 para melhor aderência ao concreto, além de poderem absorver esforços de flexão. Graças a isso, são usadas também em lajes maciças.
Um exemplo clássico e também muito conhecido de construção com treliças, apesar de poucos saberem disso, é a Torre Eiffel. O cartão-postal de Paris foi inaugurado em 1887 e tem sua estrutura totalmente sustentada por quatro enormes pilares de treliças de ferro.
Treliças também podem ser feitas de alumínio, aço e madeira, já que o nome é dado à estrutura cujas extremidades de elementos retos e rígidos se conectam por nós.
O grande benefício das treliças é que suportam força de tração (força em direções para fora do objeto) e compressão (força em direção ao centro do objeto) com bastante eficiência. O conjunto de nós e estruturas distribui eficientemente o peso e a força aplicada.
Treliça de aço na construção civil
É comum que os tipos de treliça na construção civil sejam a de aço CA60 com armadura nervurada feita de fios longitudinais eletrosoldados e diagonais que dão maior rigidez ao conjunto.
Esses frios aguentam mais esforços de flexão e são muito usados em lajes pré-moldadas e maciças, visto que possuem maior rigidez, qualidade, segurança e capacidade de suporte de cargas pesadas.
O uso é prático e rápido, além de oferecer leveza no peso total do projeto e economia na construção. As treliças de aço ajudam a reduzir o aparecimento de fissuras pois permitem uma maior aderência entre as vigotas e o concreto.
Também são armações leves e de fácil manuseio, diminuindo a necessidade de formas e escoras.
Similar às treliças, os espaçadores treliçados feitos com aço CA60 são usados para posicionar armaduras, vergalhões e telas soldadas no local exato para concretagem de lajes ou pisos, algo necessário para manter o posicionamento correto das ferragens.
Termos básicos sobre as treliças
Fizemos um pequeno guia sobre os principais termos usados ao falar sobre treliças, confira:
- Nós: ponto de encontro das barras que formam as unidades triangulares;
- Unidade triangular: quando três barras (de aço, madeira, alumínio) são unidas e formam um triângulo, forma-base da treliça;
- Aplicação de força: toda força feita na treliça que é distribuída até os nós;
- Treliças planas: podem receber carga equivalente à sua estrutura. São mais simples e aguentam menos peso. Pense na sucessão de triângulos intercalados formando uma reta;
- Treliças tridimensionais: formam uma estrutura tridimensional que aguenta mais carga graças à distribuição de peso mais eficiente. São como três treliças planas conectadas, formando um poliedro regular de base triangular e lateral retangular;
- Treliça estática: treliça de sete pontos em que dois dos pontos são fixados e os outros nós são usados para distribuição de peso;
- Cabos de aço: usados como substituição de algumas barras. O uso desses materiais deve ser feito com cautela e apenas após cálculo de tração e compressão.
Para que serve uma treliça?
As treliças são muito recomendadas quando não é possível preencher grandes distâncias de vão, especialmente no caso em que vigas de concreto não podem cumprir esse papel.
Treliças planas são mais simples e agregam do ponto de vista arquitetônico, permitindo que a luz passe através delas. Podem cruzar até 100 metros de comprimento em alturas de 10 metros.
Outros usos para treliças incluem:
- Suporte a pontes de pedestres e veículos;
- Suporte a estruturas de telhados;
- Suporte a estruturas de mezaninos;
- Pré-lajes;
- Vias de acesso de veículos;
- Vigotas;
- Torres de energia e telecomunicações;
- Arco de telhados;
- Passarelas;
- Partes estruturais de casas.
Outro benefício é que, por serem feitas sob medida, agilizam a montagem e instalação, tornando o procedimento muito mais fácil para os profissionais, o que por sua vez também diminui a quantidade de profissionais necessários para a operação.
Importante ressaltar que as treliças sempre devem ser usadas na horizontal e nunca na vertical como colunas para evitar problemas estruturais nas obras.
Conte com a Mestre Aço para a compra de soluções!
Se você precisa de algum dos tipos de treliça de aço para sua obra ou projeto de construção civil, saiba que o Mestre Aço, fornecedora e distribuidora de produtos em aço, possui o material necessário.
Somos referência em atendimento e fornecimento de materiais em aço no estado de São Paulo e Minas Gerais.
Acesse nosso site para conferir nossas opções de treliças e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.
– Leia também: Tipos de perfis metálicos: quais os principais e o que eles oferecem