Telhas galvanizada e galvalume: principais vantagens para sua obra ou reforma
As telhas galvanizada e galvalume são os modelos mais utilizados na construção, principalmente por proporcionar uma série de vantagens como alta resistência, durabilidade e economia.
Quer conhecer mais detalhadamente essas telhas e descobrir se elas são adequadas para sua obra ou reforma? Continue a leitura e confira:
- O que são telhas galvanizadas?
- Quais são os materiais utilizados nas telhas galvanizadas?
- O que são telhas galvalumes? Diferença entre elas e as telhas galvanizadas?
- Quais são as vantagens da telha galvalume?
- Telhas galvanizada e galvalume na Mestre Aço
O que são telhas galvanizadas?
A telha galvanizada recebe um tratamento especial com zinco após a sua confecção. Esse processo químico vai contribuir para que a chapa de aço não sofra com corrosão.
Portanto, esse produto alia a durabilidade do aço com a proteção do zinco, proporcionando uma série de benefícios como o não enferrujamento, a baixa necessidade de manutenção, entre outros que falaremos mais adiante.
Quais são os materiais utilizados nas telhas galvanizadas?
A matéria-prima principal utilizada na produção de telhas galvanizadas é o zinco. Portanto, o aço será banhado em zinco fundido para dar origem ao produto.
As telhas galvanizadas são altamente resistentes às intempéries, ou seja, são capazes de suportar a ação de uma série de fatores climáticos, como ventos e chuvas, por exemplo.
O que são telhas galvalumes? Diferença entre elas e as telhas galvanizadas
As telhas galvanizadas e galvalume têm em comum o fato de terem seu revestimento em zinco, contudo sua composição são distintas, tornando suas características apesar de similares, únicas.
Como já mencionado, a telha galvanizada apresenta zinco em sua composição, enquanto a galvalume conta ainda com outros compostos. Isto é, ela é formada por 55% de alumínio, além de 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Isso torna esse produto até duas vezes mais durável que a opção galvanizada.
Além disso, a composição com outras matérias-primas torna as telhas galvalumes mais resistentes a características como refletividade do calor, oxidação e corrosão atmosférica.
Quais são as vantagens da telha galvalume?
- Alta resistência;
- Durabilidade;
- Instalação prática e ágil;
- Alto conforto térmico;
- Confeccionada sob medida, de acordo com a necessidade da sua obra;
- Versátil para diferentes tipos de projetos;
- Material reciclável (tem vida útil de até 300 anos);
- Produzida com material leve e de fácil manuseio;
- Baixa manutenção;
Telhas galvanizada e galvalume na Mestre Aço
As telhas são fabricadas a partir de bobinas de aço galvanizadas ou bobinas galvalume (uma liga de zinco, alumínio e silício). Esse produto é utilizado em diversos tipos de projetos: comerciais, industriais e residenciais.
Suas principais aplicações são:
- Coberturas;
- Fechamentos laterais;
- Tapumes;
- Fachadas;
- Decoração de balcões.
A Linha de telhas da Mestre Aço contempla os 3 tipos de perfis abaixo:
- Ondulada 17;
- Trapezoidal 25;
- Trapezoidal 40.
Cada perfil se adapta a uma aplicação na obra e pode ser encontrado em diversas espessuras e o comprimento é produzido sob demanda.
– Leia também: Tipos de telhas metálicas: conheça os principais e seus usos
1. Telha Ondulada 17
As telhas onduladas são utilizadas para obras em instalações industriais, residenciais e comerciais. Recomendadas para telhados em arco, fechamentos laterais, fachadas e tapumes para obras, não sendo recomendadas para coberturas retas.
2. Telha Trapezoidal 25
O Perfil com trapézio mais baixo rende um visual mais limpo e moderno, além de uma estrutura firme e de alta capacidade de cobertura. Ideal para aplicações como coberturas de pequeno porte (como garagens e áreas gourmet), fechamentos laterais, fachadas e tapumes para obras.
3. Telha Trapezoidal 40
A Telha TP40 é a mais comum, sendo a mais escolhida por construtores, arquitetos e engenheiros. Modelo indicado para coberturas de pequeno e médio porte, fechamentos laterais, fachadas e tapumes para obras. Também é recomendado por oferecer mais resistência mecânica.
4. Telha termoacústica / Sanduíche
As telhas de aço termoacústicas são utilizadas em diversos tipos de projetos: comerciais, industriais e residenciais.
Suas principais características permitem uma solução otimizada:
- Impermeáveis;
- Elevada capacidade de isolamento que reduz ruídos externos e preserva o controle de temperatura do ambiente interno;
- Contribui em evitar a propagação de chamas.
As telhas são fabricadas a partir de bobinas de aço galvanizadas ou galvalume, com preenchimento de poliestireno (EPS – Isopor). As espessuras da telha superior, inferior e do EPS podem ser diferentes, de forma a se adaptar a todo tipo de aplicação.
- Superior Telha: 0,43mm – 0,50mm – 0,65mm;
- Isolamento: 30mm – 40mm – 50mm;
- Inferior Telha: 0,43mm – 0,50mm – 0,65mm.
5. Telha Semi Sanduíche
Esse modelo é formado por uma chapa de aço perfilada no formato trapezoidal, uma camada de EPS (poliestireno-isopor) ou PU (poliuretano) e um filme protetivo na camada inferior.
O seu diferencial, portanto, é o fato de possuir uma grossa camada de isolante térmico.
6. Telha Forro
Composto por uma telha de aço galvalume modelo trapezoidal, preenchidas com material isolante, o EPS (poliestireno-isopor) ou PU (poliuretano) e finalizadas com uma telha modelo forro (Chapa frisada) em sua parte inferior.
Indicada para cobertura de residências, galpões pré-moldados, comércios, indústrias e outros.
– Leia também: Estrutura de telhado: aço ou madeira, qual escolher?